Doenças ortopédicas e reumatológicas em debate por alunos e especialistas - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN

05.06.2017

Doenças ortopédicas e reumatológicas em debate por alunos e especialistas

As doenças ortopédicas e reumatológicas crônicas geram, na maioria dos casos, algumas incapacidades. Nestes casos, a fisioterapia tem como objetivo retardar e/ou amenizar as deficiências originadas pela doença.  Para entender de que forma a fisioterapia pode auxiliar as pessoas com doenças dessa natureza, o UNI-RN, por meio do curso de Fisioterapia, promove, no próximo dia 10 de junho, o II Seminário de Ortopedia e Reumatologia. O evento terá início às 8h, no auditório central da instituição.

Para informações sobre como se inscrever e pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 10,00, com Laury Marcelina pelo (84) 9 9937-1085.  

Durante o evento, que é organizado pelos alunos do 5º período de Fisioterapia e marca o encerramento das disciplinas Fisiopatologia em Ortopedia, pelo professor Luiz Felipe, e Fisiopatologia em reumatologia, pela professora Denise Dal’Alva, haverá palestra, com o professor doutor em Fisioterapia da UFRN Rodrigo Pegado, sobre dor crônica, e mesas-redondas sobre diagnóstico, sintomas e tratamentos, além de estudo de casos atendidos nas Clínicas Integradas do UNI-RN.

O professor Luiz Felipe, do curso de Fisioterapia e coordenador do projeto alerta, porém, que nenhuma intervenção deve ser feita sem a prescrição médica. “É importante que o paciente procure o médico já nos primeiros sintomas, para que o diagnóstico e o tratamento dessas doenças sejam definidos o mais precocemente possível e a fisioterapia tenha início ainda no período agudo da doença, possibilitando maiores chances de melhora dos sintomas e funções do organismo”, recomenda.

No tratamento, a fisioterapia deve ser realizada de 2 a 3 vezes por semana. E ainda: para que todos os recursos atinjam os efeitos necessários é importante que os portadores de doenças reumáticas pratiquem alguma atividade física.

SIM, OBRIGADO!