Evento de lançamento do Tribunal do Júri acontece próxima quinta (20). - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste

18.09.2018

Evento de lançamento do Tribunal do Júri acontece próxima quinta (20).

Continuam abertas as inscrições para o evento de lançamento da 4ª edição do Projeto Tribunal do Júri, que tem como temática "Os desafios do Tribunal do Júri face às grandes repercussões midiáticas". O evento ocorre no dia 20 de setembro, às 19h, no Imirá Plaza hotel. As inscrições online já foram encerradas, mas os interessados podem procurar a comissão do projeto do corredor de aulas Terra I a garantir presencialmente a sua inscrição.

Para a noite de lançamento, estarão presentes a advogada Eleonora Nacif, que atuou no caso de Suzane Von Richthofen e atualmente é diretora nacional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), o  promotor de justiça Roberto Tardelli, que também atuou no mesmo caso e hoje é presidente de honra do Movimento de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e conselheiro do Instituto Tecnológico de Estudos para Normalização e Avaliação de Conformidade (ITENAC).

A simulação fidedigna do Tribunal do Júri acontece dia 21 de setembro, no fórum Miguel Seabra Fagundes, a partir das 8h. 

Para mais informações sobre o evento e inscrição acesse a página do projeto no Instagram: @ptjunirn

Entenda o projeto

Organizado pelo curso de Direito, o Projeto Tribunal do Júri do UNI-RN consiste em simular, de forma fidedigna, um júri popular. Na prática, o principal objetivo do projeto é aperfeiçoar a oratória e trazer aos estudantes uma experiência mais próxima da realidade do que venha a ser o júri popular. Além disso, estimula nos discentes o estudo do Direito Penal e do Direito Processual Penal de uma forma dinâmica, levando seus conhecimentos jurídicos para dentro da simulação.

A simulação ocorre dentro do plenário do Fórum com duas equipes, que atuam de forma oposta, e ambas contam com a presença de um professor-orientador que faz a assistência de toda a pauta a ser discutida até o dia da simulação. Durante o evento, sete jurados decidem qual das equipes foi mais convincente em seu poder de argumentação. Os jurados são escolhidos dentre a plateia. A votação dos escolhidos é feita dentro de uma sala antes do início da simulação.

SIM, OBRIGADO!