OMS lança campanha pela valorização da enfermagem - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste

02.03.2018

OMS lança campanha pela valorização da enfermagem

A enfermagem ganhou um apoio de peso. A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma campanha pela valorização da profissão. 

O lançamento ocorreu no Hospital de São Tomé, em Londres, na última terça-feira (27) com o projeto Enfermagem Agora, que pretende valorizar enfermeiros, enfermeiras e parteiras. 

O lançamento contou com a presença da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, que foi nomeada patrona do programa. 

A ONU estima que faltarão 9 milhões de enfermeiros, enfermeiras e parteiras no mercado para satisfazer as necessidades médicas da população mundial até 2030.

Com o Enfermagem Agora, um dos objetivos da OMS é suprir essa carência, estimulando a criação de programas de treinamento e empregabilidade. 

Em três anos, o Enfermagem Agora também quer que todas as políticas globais e nacionais reconheçam o papel desempenhado pelos enfermeiros no cumprimento de objetivos de saúde pública. 

A iniciativa da agência da ONU mobilizará governos para a adoção de planos de desenvolvimento voltados para essa categoria profissional. 

A estratégia da OMS visa ainda garantir que 75% dos países tenham um organismo de governança da enfermagem dentro das instâncias mais altas de gestão nacional da saúde. 

De acordo com a OMS, até 2030, será preciso formar 2 mil enfermeiros por dia para atender ao conjunto da população mundial.

Leia matéria na íntegra 

Fonte: nacoesunidas.org


SIM, OBRIGADO!