Projetos sustentáveis do curso de Engenharia levam UNI-RN a destaque mundial - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN

12.12.2017

Projetos sustentáveis do curso de Engenharia levam UNI-RN a destaque mundial

Quem conhece o campus do UNI-RN sabe que temos uma localização privilegiada. Ocupamos uma área de 180.000 m² dentro do 2° maior parque florestal urbano da Brasil, o Parque das Dunas. Por essa razão,  temos o compromisso de sustentabilidade e responsabilidade, de contribuir com a preservação do meio ambiente, promovendo ações de conscientização e projetos de sustentabilidade dentro da instituição. 

O reconhecimento de toda dedicação ao núcleo do Programa UNI-RN Sustentável chegou por meio do certificado do UI GreenMetric Ranking 2017, promovido pela Universidade da Indonésia. Nessa edição, participaram do ranking 619 instituições, de vários países do mundo. O UNI-RN alcançou a posição 137° no ranking mundial e das 15 instituições brasileiras, estamos em 3° lugar. 

O Programa UNI-RN Sustentável é interdisciplinar, envolve principalmente o curso de Engenharia Civil, responsável pela maioria dos eixos do programa.

"O que me deixou muito feliz foi o nosso programa com apenas dois anos conseguir ficar em uma excelente colocação", comenta Maura Marjorie, coordenadora do núcleo UNI-RN Sustentável, mas ressalta que sem o apoio do professores e coordenadores - Fábio Pereira, Antônio Carlos Matos e Werner Farkat (Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo), Anna Waleska (Serviço Social) -, "não teríamos chegado a tão boa projeção no ranking". Ela destaca ainda que a maioria das universidades brasileiras presentes no ranking estão em áreas rurais, ou seja, um desafio ainda maior para o UNI-RN de desenvolver práticas sustentáveis em um meio urbano.

Desde 2010 a Universidade da Indonésia desenvolve um ranking com instituições destaques em sustentabilidade no mundo. Para isso, é feita uma análise de todas as ações de cunho sustentável aplicados nas entidades, como, destino do lixo, infraestrutura, educação, eficiência energética, transporte e água. 

No programa UNI-RN Sustentável são desenvolvidas atividades de Educação e Gestão Ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, descarte correto do lixo eletrônico com um ponto de coleta parmanente. Temos ainda o aproveitamento de água por fontes alternativas, parcerias com a ONG WWF Brasil, horta orgânica, compostagem e toda a flora do campus passa por um processo de identificação. 

Além de todos esses projetos, foi implantada durante esse ano a Casa Ecológica. As alunas Isabela Dantas, 4° período de Engenharia Civil, e Fabiana Maiany, 6° de Engenharia Civil, foram responsáveis pelo processo de ambientação. “Todo o material foi reutilizado de obras da própria instituição, como as janelas que são do antigo auditório das escolas ED/HC e a cadeiras antigas do Centro de Convivência Clara Camarão”, explica Isabela. Elas foram orientadas pelo professor Fábio Pereira, o responsável pela parte estrutural da casa.

Essas são algumas das iniciativas que justificam o nosso segundo certificado no UI Green Metric Ranking. Em um período de um ano saímos da colocação 297º (2016) Mundial para 137º (2017) e de 7º lugar nacional para 3º lugar.

Parabéns a todos que participaram dessa conquista! 

SIM, OBRIGADO!